quarta-feira, 25 de maio de 2011

Primeiros testes ao motor

Ficam aqui os videos dos primeiros testes do nosso motor, neste momento o kart já se encontra completo e dentro em breve iremos postar aqui um video deste a andar, assim como se possivel um onboard. Enquanto não os gravamos, ficam estes.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trabalho desenvolvido neste ultimo mês

Neste ultimo mês o grupo desenvolveu mais algum trabalho no Kart, nomeadamente a pintura do chassis, das jantes e restantes peças.
Além disso, afinámos o carburador do motor, visto que este estava desafinado e "enrolava" ao subir de rotação, o que indicava um excesso de gasolina, como tal diminuimos o débito de combustivel do mesmo.
O volante também levou cuidados, tendo sido todo limpo, levou as fitas que marcam o centro, foi pintado de cor "aluminio", e os parafusos que o prendem à coluna de direcção foram restaurados e pintados. Também fizemos as ligações do acelerador e travão aos pedais, com cabo de aço, e como tal este sistema já esta funcional. Falta-nos assim só o sistema de travagem e da caixa de velocidades e completamos o projecto.

Ficam as fotos e um video, cumprimentos.










sexta-feira, 18 de março de 2011

2ª visita à Yamaha

Como o grupo se encontrava num impasse relacionado com a montagem do esquema eléctrico, decidimos ir à Yamaha Portugal SA uma segunda vez.

Os objectivos da visita eram:

- distinguir componentes eléctricos essenciais (alimentação da vela e corte do motor) de desnecessários (piscas, manómetros...) e tirar dúvidas relacionadas com as ligações
- Verificar a montagem feita por nós
- Tirar dúvidas relacionadas com a montagem de tubagens
- Obter uma opinião profissional sobre o melhor caminho a tomar em relação ao travão e transmissão

A visita foi um autêntico sucesso: não só resolvemos os nossos problemas, ainda obtivemos uma corrente com uma passada mais larga (mais resistente), bem como a respectiva cremalheira e um conjunto de pinhões de ataque, resolvendo por completo o problema da transmissão.

Verificámos que não vai ser necessária uma bateria externa, e que teríamos mesmo de comprar um travão pela internet.

Depois desta visita, passámos à acção o que tínhamos acabado de aprender, e devemos ter o motor a funcionar dentro de poucos dias, acontecimento que iremos filmar e colocar aqui.

Despedimo-nos com uma nota de agradecimento aos mecânicos e engenheiros da Yamaha Portugal SA, que não só nos cederam um motor e vários acessórios deste, como tiveram paciência e afinco em nos ensinar a montar o conjunto, sempre com amizade e profissionalismo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Montagem do motor / início da pintura

A semana passada o grupo já começou a montar o motor, tendo já o carburador e o radiador ligados. Para os menos entendidos, o carburador é o responsável pela admissão das proporções correctas de combustível e ar para o motor, e pode ser visto em baixo:




O filtro de ar ainda não foi adquirido, mas quando for será também ligado ao carburador, sendo que o grupo vai ter que proceder a algumas afinações a posteriori a ambos os componentes para obter o máximo rendimento possível.

Tivemos também a verificar as ligações do radiador (peça responsável por "transportar" o calor emitido pelo motor e dissipa-lo pelo ar). No entanto vamos ter que adquirir tubagens maiores pois as que vieram com o motor não chegam ao sítio onde queremos montar o dito radiador. Segue-se uma foto da peça:



Verificámos que a panela de escape ocupava um pouco do lugar do condutor, e como tal vimo-nos forçados a contactar um serralheiro profissional para estender o chassis, pois uma extensão de tais dimensões iria prejudicar seriamente a integridade do chassis se fosse feita por alguém inexperiente na soldadura.

Por fim, adiantámos um pouco o trabalho de pintura ao pintar duas jantes de prateado, obtendo um bom resultado.

Seguem-se algumas fotos do trabalho efectuado.

Verificação das ligações da panela e ponteira de escape:





Pormenor da chave de ignição (não a devemos montar por razões de espaço e simplicidade) e do acelerador, que vai ser adaptado de manete para pedal:



Por fim, o motor já montado com o carburador, radiador, acelerador (que por sua vez está também ligado à bomba de óleo, de modo a lubrificar o motor quando este entra em rotação):



Por esta semana é tudo, quando houver progressos cá estaremos, não se esqueçam de ir visitando.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Motor entregue

Foi-nos entregue pela Yamaha Portugal SA o motor para o nosso kart.
O motor foi-nos entregue todo desmontado e como tal nas ultimas semanas temos estado a montar o motor, assim como a fazer a sua manutenção de forma a pudermos po-lo a trabalhar.
Este é proveniente de uma Yamaha DT 50 LC, de refrigeração líquida, 80cc. A potência estimada é á volta de 11/12 cavalos o que nos satisfez bastante pois é bastante mais do que a potência que estávamos á espera obter com o motor que estávamos a pensar comprar, um Casal 5 velocidades.
Para além disso, o motor ser de refrigeração liquida vem-nos resolver um problema que teriamos se fosse refrigerado a ar, que é a temperatura do motor. Sendo que o motor fica atrás do banco do condutor o fluxo de ar poderia não ser suficiente para refrigerar um motor a ar, mas assim poderemos colocar o radiador do nosso motor num local em que exista mais fluxo de ar, resolvendo-nos assim o problema de refrigeração.
Deixamos aqui fotos do motor: